conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Formato original do sistema de produção Mandala

Sec. Desenvolvimento e Comunicação / TCNII

O sistema de produção em questão, foi criado pelo administrador Willy Pessoa há cerca de trinta anos, e sua filosofia tem como base a “ auto-sustentabilidade “ do homem do campo, dentro de suas próprias condições culturais e tradição.

O prefeito de Pium – TO, Dr. Valdemir de Oliveira Barros, médico por formação cuja as raízes remontam ao campo, e o Secretário Municipal de Agricultura, agropecuarista Nivaldo Braga, implantaram a estrutura da Mandalla próxima ao parque de exposições da cidade, atraindo visitantes de todo o Vale do Araguaia.

Estrutura
A estrutura física do Sistema Mandalla ocupa área de dimensão variável, de acordo com os seus responsáveis técnicos. A estrutura auto-sustentável é constituída por  círculos concêntricos, onde diferentes culturas agrícolas e animais são cultivados ao redor de um reservatório de água, que é a base essencial do sistema.

A partir do reservatório em posição central, com instrumento de renovação do oxigênio da água, possibilitando a criação de peixes, o estágio circular seguinte é destinado a pequenos animais como galinhas poedeiras e outros, abrigados em espaços cobertos apropriados.

Cobertos com tela de sombreamento, os círculos seguintes são destinados à produção de hortaliças em variedades, como Alface, cheiro verde, couve, cebolinha e outras. A Mandalla de Pium, também mostrou a aptidão do sistema para o cultivo de variedades de frutas como maracujá (que cresce em cercas vivas), mamão, cana, coco e também vegetais como feijão, mandioca e milho, ora plantado por brigadistas em áreas laterais sequentes, que também obedecem o desenho básico do sistema de produção citado.

Os Brigadistas da Prefeitura de Pium, cujo trabalho originalmente é a extinção de focos de incêndio nas zonas urbana e rural, foram disponibilizados em razão do início da temporada de chuvas.

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo