conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

 
Com o objetivo atender o Decreto de Emergência Ambiental publicado pelo Governador Marcelo Miranda, no mês de julho, buscando retirar o Tocantins do ranking das queimadas e promover ações de cunho educativo, o Governo do Tocantins, em conjunto com outras instituições oficiais, empreendeu ações ocorridas nos perímetros urbanos e rurais dos municípios, fato também ocorrido na segunda feira, 10 de outubro em Pium.

Caravana de cerca de 35 pessoas, composta por membros do Exército Brasileiro, SEMARH, Naturatins, Defesa Civil, DEMA-Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente, Batalhão de Policia Militar Ambiental-BPMA, além de representantes locais, como o Delegado de Polícia Civil José Carlos Garcia e Sgt. PM Washington Azevedo Araújo, constituíram a representação oficial das instituições participantes.

O município de Pium acolheu os visitantes através do vice-prefeito Domingos Babilônia, secretários municipais José Ribamar Alves, Paulo César Dias Vicente, Nivaldo Braga e a Chefe de Gabinete Elinéia Oliveira. O Setor de Meio Ambiente da administração marcou presença através dos Biólogos Marcos Leão e Dante Alessandro Mesquita, também fazem parte do grupo Maritônia Gomes dos Reis e Isabel Cristina.

O evento aconteceu na Escola Lindaura, e foi iniciado com café da manhã para toda a caravana, seguido de palestras ministradas pelos técnicos para um auditório lotado de estudantes e populares. A preservação do Meio Ambiente e principalmente os incêndios florestais foram temas recorrentes de todas as falas, algo por demais apropriado, pelo desastre causado pelos incêndios verificados recentemente, onde uma vasta área de terras foi varrida pelo fogo, causando sérios prejuízos à natureza e à inúmeros proprietários rurais.
 
Em Pium, penúltimo município a fazer parte da programação da Força Tarefa, apesar de sua configurada importância ambiental e pelas riquezas naturais de seu vasto território, foi informado à população sobre o valor da preservação ambiental . Aos produtores Rurais, direcionou-se a mensagem da importância referente a observação dos fatores climáticos para realizar aceiros. Segundo os ambientalistas e a Defesa Civil, “Depois que o fogo se espalha torna muito difícil o controle, o combate é muito caro, e por tal razão as pessoas não podem realizar queimadas nos períodos de estiagem, evitando danos ao meio ambiente e à saúde”. O uso do fogo neste período está proibido.


Os militares do Exército Brasileiro, após a apresentação realizada no auditório do Colégio Lindaura, distribuíram pelas ruas da cidade folhetos contendo informações básicas sobre os temas abordados, e a chamada força tarefa visitou um assentamento, estendendo ao campo a missão de grande importância que trouxe o grupo à Pium.

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo