acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal topo
conteúdo principal

18 DE ABRIL - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

 

No dia 18 de abril comemora-se a leitura infantil e seu universo lúdico e particular, sem deixar de lado a conscientização dos adultos e das instituições responsáveis pela formação das crianças. O incentivo à leitura é, portanto, um desafio para pais/ responsáveis, governos (federal, estadual e municipal), escolas, editoras etc.

 

Data foi escolhida para celebrar a literatura infantil Brasileira e seus diversos autores, porque, no dia 18 de abril de 1882, nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro e pai da literatura infantil brasileira. Deixou inúmeras obras escritas para o público infantil, que compõem a série “Sítio do Picapau Amarelo”. Foi autor não só para o público infantil, sua literatura para adultos está inserida no pré-modernismo (1902 a 1922), porém escrever para crianças foi que lhe rendeu projeção nacional.

 

Além de Monteiro Lobato, grandes nomes se destacam nesta linha literária, o escritor brasileiro José Mauro de Vasconcelos com o clássico da literatura infanto-juvenil nacional "O meu pé de laranja lima” um campeão de vendas. Ziraldo com livros e histórias em quadrinhos (Gibis): “Menino Maluquinho”, “Flicts”, “Menina Nina”, “Menino e seu Amigo”, “Menino Marrom”, “Turma do Pererê” entre outros.

 

Clássicos estrangeiros: “Alice no País das Maravilhas” do escritor britânico Lewis Carroll; a obra “O mágico de Oz” do escritor americano L. Frank Baum; o livro “As aventuras de Pinóquio”, do escritor italiano Carlo Collodi; e o livro de ficção científica “Viagem ao centro da Terra” do francês Júlio Verne.

 

De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo.

Monteiro Lobato

 

 

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo