acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal topo
conteúdo principal

07 DE ABRIL - SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

 

A Sexta-Feira da Paixão faz parte da Semana Santa, que no calendário litúrgico do cristianismo é o conjunto de dias que constituem a última semana de Jesus Cristo em carne entre os homens. Cada dia é marcado por celebrações religiosas, cada qual com seu significado específico.

De acordo com a tradição cristã, essa semana tem início no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus Cristo de volta a Jerusalém; na Segunda-feira Santa, Maria unge Jesus com perfume e Judas a repreende; Terça-feira Santa, Jesus anuncia a traição vinda de um dos 12 Apóstolos e a negação de Pedro; Quarta-feira Santa, Jesus confirma a traição de Judas Iscariotes.

Quinta-feira Santa, é relembrada a “Última Ceia”, momento em que Jesus Cristo se reuniu para celebrar uma refeição com seus discípulos, nesse momento, Jesus instituiu a Eucaristia; Sexta-feira Santa, o sofrimento e o luto da crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo; Sábado de Aleluia, Jesus desce ao inferno e triunfa sobre a morte; Domingo de Pascoa, é a cerimônia de comemoração da vitória e ressurreição de Jesus Cristo.

A Sexta-feira Santa é um dia sagrado e encarada com grande devoção, os cristãos também referem-se a esse dia como “Sexta-Feira da Paixão”, uma vez que, a palavra “paixão” tem origem do latim clássico: [passio = sofrimento], então, “Sexta-feira do sofrimento (de Jesus Cristo)”. Nesse dia, Jesus  teria sido julgado pelos judeus, que após absolverem o ladrão Barrabás, condenaram e o entregaram aos romanos para crucificação e morte.

Com isso, os cristãos acreditam que consolidou-se o propósito de Deus de salvar os seres humanos. Para redimi-los dos pecados, enviou seu filho unigênito para que pudesse sacrificar-se no lugar da humanidade. Isso porque, na concepção cristã, aquele que peca, peca contra Deus, e a consequência dos seus pecados é a morte. Assim, para redimir o erro dos homens, seria necessário que alguém sofresse, e esse alguém foi Jesus o Cristo.

Por isso nas igrejas católicas é costume cobrir as imagens de todos os santos, pois o foco desse dia deve ser a adoração à Jesus, celebrando o seu sacrifício, praticando o luto e respeito por sua crucificação.

É um dia marca pelo jejum de carne, muitos se abstém de prazeres mundanos e do consumo de carne vermelha e de aves, em demonstração de respeito com o derramamento de sangue por parte de Jesus. Na tradição católica, não há missas nesse dia, mas é realizada uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo.

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIUM

Secretaria de Desenvolvimento Estratégico e Comunicação

(Texto: Marcos Leão, Arte: Raysa Moreno)

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo