conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Trajano Coelho Netto II – ecosdotocantinsjornal.com

 

O Secretário de Desenvolvimento Estratégico e Comunicação de Pium, Marco Aurélio Rodrigues Barros, reuniu-se na manhã de 17 de fevereiro último com o titular da pasta da agricultura do Governo do Tocantins, ex-prefeito de Lagoa da Confusão e agropecuarista Jaime Café de Sá, com o objetivo de apresentar projeto de revitalização da Feira do município, onde demandas de pequenos produtores rurais constituem base e fundamento para produção e comercialização dos produtos à serem oferecidos à população.

 

Marco Barros ao iniciar sua argumentação, afirmou que por determinação do prefeito Dr. Valdemir Barros, a área de desenvolvimento e comunicação tem a missão de dar suporte às outras secretarias, razão pela qual ali estava tratando de assuntos de influência da Secretaria de Agricultura de Pium.

 

Para Jaime Café de Sá, detalhou as visitas realizadas a pequenos produtores, abrangendo os assentamentos do vasto município de Pium, ocasiões em que pesquisou a localização das propriedades, o que produziam e as necessidades para evoluírem no aspecto de subsistência e venda no ambiente da feira à ser recriada, ressaltando a ausência de condições de muitos para comprarem os insumos e utilizarem máquinas agrícolas para o preparo da terra, além naturalmente, da imprescindível assistência técnica.

 

Homem do campo, o secretário Jaime Café, apresentou ao secretário Marquinho Barros, os novos programas do Governo do Tocantins, idealizados para os pequenos produtores, solicitando o enquadramento do município de Pium nas normativas existentes, fundamentalmente começando com a operacionalidade do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, que abrirá portas para a comercialização do que é aqui produzido,  em outras localidades.

 

Após o término da esclarecedora reunião com o Secretário de Estado, o titular da pasta de desenvolvimento e comunicação de Pium, foi conduzido ao setor consultoria da instituição, onde travou conhecimento com técnicas sobre Serviço de Inspeção Municipal e também Turismo, pelo interesse demonstrado em conhecer e mapear as riquezas naturais de Pium.

 

Em ato sequente, foi recebido pelo vice-presidente do RURALTINS, Dr. Anibal, na sede do órgão de fomento rural do Estado do Tocantins, quando colocou em pauta a doação de sementes e outros insumos para os assentados de Pium, recebendo do executivo a certeza de inclusão na programação governamental de apoio  ao pequeno produtor, mediante pesquisa à ser realizada, para conhecer e quantificar os insumos que se fizerem necessários para cada trabalhador rural.

 

O Secretário de Desenvolvimento Estratégico e Comunicação, Marco Aurélio Rodrigues Barros, afirmou que de forma conjunta com a Secretaria de Agricultura do município, dentro de sua esfera de atuação, envidará esforços para viabilizar quinzenalmente a feira ora em fase de projeto, proporcionando com a participação da Prefeitura Municipal de Pium e os órgãos governamentais, meios para o desenvolvimento sócio econômico  dos pequenos produtores.

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo