conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Combate ao Corona Vírus e valorização da vida

“Ação Barranco do Mundo”

 

Trajano Coelho Netto II – Ascom Pium/TO

 

O projeto “ Combate ao Corona Vírus e valorização da vida “ , levou ao assentamento Barranco do Mundo no dia 02 de setembro último, mais uma etapa onde a Secretaria de Saúde de Pium – Tocantins, com uma equipe de cerca de trinta pessoas entre médicos, enfermeiros e auxiliares que cuidaram da infraestrutura do evento.

O objetivo principal da ação foi verificar a presença do vírus nos cidadãos e cidadãs da localidade e arredores, através de testagem , onde uma pequena quantidade de sangue extraída,  é colocada em um detector que acusa ou não se o indivíduo é portador,  e após meticuloso exame de médicos especializados, recebe o resultado positivo ou negativo. Caso seja positivo, receberá orientações, remédios e a assistência necessária.

A organização do atendimento feito em áreas de tendas, consistiu em recepção e recebimento de senha, identificação do cartão do SUS, cadastramento e pesagem, extração de gotícula de sangue, encaminhamento do teste para a análise do especialista, espera de cerca de 15 minutos para o recebimento do resultado e recebimento de kit contendo máscaras, luva, tôca, álcool em Gel. E doses adequadas de Ivermectina. Os casos graves são encaminhados à unidades de saúde mais aparelhadas em municípios como Paraíso do Tocantins e Palmas.

Distante da sede do município 120 Km e povoado por 58 famílias, Barranco do Mundo recebeu a equipe da Secretaria de Saúde na Escola Municipal São João, onde 92 pessoas foram testadas, verificada a cura de 05 pacientes e registrados 05 casos positivos de portadores do Corona Vírus. Na mesma data, deu-se a continuidade da campanha de vacinação contra doenças consideradas típicas no território brasileiro.

A próxima ação da equipe de saúde de Pium contra a pandemia, será no assentamento Toledo no dia 29 e no dia 30 de setembro, no povoado de Café da Roça.

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo