conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Pesquisadores encontram exemplar raro de abelha-das-orquídeas em mata ciliar do Ribeirão Piauzinho, no município de Pium, estado do Tocantins.

 

 

Os pesquisadores Marcos V. P. Souza-Leão e Selene Leite Vital, realizando os trabalhos de campo sobre o levantamento de abelhas Euglossini (Hymenoptera: Apidae) como potenciais bioindicadoras de qualidade ambiental, coletaram em remanescente de mata ciliar do Ribeirão Piauzinho, uma área de influência do Bioma Cerrado localizada no município de Pium, estado do Tocantins, um exemplar raro de abelha-das-orquídeas. Trata-se de uma Euglossa sp. (provável Euglossa securigera Dressler, 1982), individuo “ginandromorfo” que apresenta visivelmente em cada uma de suas pernas posteriores, as características de macho e fêmea.

É um registro de relevante importância para o meio científico, que vem mais uma vez abrilhantar o município de Pium por sua rica e inesgotável biodiversidade, uma vez que os verdadeiros ginandromorfos são de ocorrência relativamente rara entre as abelhas. O nosso achado se destaca por ser o 5º exemplar ginandromorfo encontrado para o gênero Euglossa no Brasil, e o 1º exemplar de Euglossa securigera do qual se tem conhecimento na literatura especializada.

A referenciada abelha foi enviada e doada para estudo molecular e morfológico, a equipe da pós-Doc. Silvia H. Sofia, professora do Laboratório de Genética e Ecologia Animal, da Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná. Os resultados desse trabalho estarão em breve publicados em forma de artigo, em revista científica especializada de projeção internacional.

Estudos realizados no Cerrado Brasileiro são escassos e o Estado do Tocantins faz parte desse vazio de informações, sendo ainda pouco ou quase nenhum os trabalhos de inventários da nossa fauna e flora. Muitos estudos acerca da composição da biodiversidade no território do Tocantins ainda precisam ser desenvolvidos, a fim de se entender a biogeografia das diversas espécies no Bioma Cerrado.

Os pesquisadores agradecem a Prefeitura Municipal de Pium, pelo apoio recebido e a disponibilização de informações prestadas.

_______________________________________________________________________

 

* Marcos V. P. Souza-Leão é Biólogo pós-graduado em Estudos do Ambiente; funcionário da Prefeitura Municipal de Pium, lotado na Secretaria Municipal de Cultura e Meio Ambiente; esteve professor da varias disciplinas e coordenador de Extensão e Pesquisas da FAPAF; nos finais de semana, é pesquisador do Unitas Agroecológica, instituição sem fins lucrativo do CEULP/ULBRA.

 

* Selene Leite Vital é Gestora Ambiental, formada pela FAPAF; acadêmica de Biologia da UNOPAR; fotógrafa profissional; e nos finais de semana, é pesquisadora do Unitas Agroecológica do CEULP/ULBRA.

 

Foto: Selene Leite Vital

 

Foto: Selene Leite Vital

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo